Fale conosco pelo WhatsApp

O que é jejum intermitente?

Salada e relógio em cima de uma mesa de madeira
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 26/08/2021

Veja como a prática pode ser aliada na perda de peso de forma saudável

Você sabe o que é  jejum intermitente? A prática é uma estratégia nutricional em que se intercala períodos de jejum, com períodos com alimentação.

Para tornar o entendimento sobre o que é jejum intermitente mais simples, o grande diferencial dessa prática é o fato de o corpo buscar as reservas de energia durante o jejum.

Quando uma pessoa ingere alimentos, o organismo se encarrega de transformar a glicose em energia para o corpo. Para isso, o hormônio insulina fica responsável por colocar esse açúcar dentro das células.

A energia que não é utilizada se transforma em gordura que, muitas vezes, resulta em aumento de peso ou dificuldades de emagrecimento.    No jejum intermitente, o organismo é obrigado a usar o estoque de energia armazenado nos músculos e no tecido adiposo, promovendo a quebra de gordura.

Saiba mais a seguir o que é o jejum intermitente e como fazê-lo de forma correta e saudável.

Como funcionam os padrões de jejum:

  •  Método 16 por 8: este método é conhecido como “Leangains”. Ele alterna 16h de jejum e uma janela de 8h em que você pode se alimentar. Basicamente, o jejum corresponde ao período do sono noturno. Portanto,  você pode não tomar o café da manhã, por exemplo, e então fazer a primeira refeição ao meio-dia e continuar comendo até as 20h.
  • Dieta 5 por 2: aqui, a ideia é reduzir o consumo de calorias a um máximo de 500 a 600 por dia durante dois dias da semana, não consecutivos. Nos demais dias, pode comer à vontade, mas sem exageros.
  • O que é Jejum intermitente de 12 horas: é um dos mais praticados por homens e mulheres. Nesse caso, a pessoa passa metade do dia sem comer, incluindo as horas em que está dormindo. Geralmente, é indicado que o paciente tenha três refeições por dia e pare de comer por volta das 20h, voltando a se alimentar no café da manhã, após às 8h.
  • Eat-stop-eat (coma – pare – coma): este tipo de jejum intermitente alterna dias de alimentação e dias de jejum. Você pode comer o que quiser por 24h e deve passar o dia seguinte em jejum. Repita este padrão uma ou duas vezes na semana. Bebidas sem calorias como café preto, chá sem adoçar etc. são permitidos.

Ao contrário da maioria das dietas, o jejum intermitente não exclui nenhum tipo de comida, como gorduras, açúcares ou carboidratos. No entanto, comer de forma moderada e saudável faz toda a diferença no resultado. O mais recomendado é restringir carboidratos e açúcares e apostar em legumes, verduras, gorduras boas (abacate, nuts) e proteínas, o que também fará com que você não sinta tanta fome no período em que estiver em jejum.

Benefícios do jejum intermitente

Mais do que explicar o que é jejum intermitente é importante evidenciar seus benefícios em prol do emagrecimento saudável.

  • Auxilia na perda de peso pois está associado à redução dos níveis de insulina. Com o jejum já melhora da biogênese mitocondrial – sendo que as mitocôndrias são a “usina de energia do corpo”. Então o corpo passa a queimar a gordura estocada, para ser utilizada como fonte de energia.
  • Outro grande benefício é em relação ao mecanismo de autofagia, que é como as células eliminam seus resíduos.
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares e neurológicas
  • Redução do risco de diabetes e hipertensão
  • Melhora de inflamações e stress oxidativo.
  • Proteção contra o câncer
  • Aumento da longevidade
  • Melhora dos níveis de colesterol

Ou seja, mais do que uma dieta, o jejum intermitente, cada vez mais, é um estilo de vida adotado por milhares de pessoas do mundo todo. Quer entender mais a fundo o que é jejum intermitente e como utilizá-lo em prol da sua saúde? Agende uma consulta e saiba mais!

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE