Fale conosco pelo WhatsApp

Coolsculpting®

O chamado CoolSculpting® é um tratamento que propõe eliminar a gordura localizada por meio do congelamento das células adiposas

O CoolSculpting® é um tratamento não invasivo de congelamento de gordura localizada, destacando-se como uma técnica alternativa aos tratamentos cirúrgicos de lipoaspiração. O procedimento é indicado para eliminar as incômodas gordurinhas que são resistentes à dieta e exercícios regulares, podendo ser aplicado em qualquer parte do corpo como papada, abdômen, coxas, culotes e braços.

O tratamento de CoolSculpting® é executado por um equipamento capaz de promover um resfriamento controlado e preciso, que atinge apenas as células adiposas sob a pele sem afetar a camada cutânea. Como resultado, é possível eliminar até 27% da gordura existente no local trabalhado, promovendo um melhor contorno corporal ao paciente e garantindo seu bem-estar e elevando a sua autoestima.

Entenda a tecnologia do CoolSculping®

Aprovado pelos principais órgãos regulatórios nacionais e internacionais, o CoolSculpting® é um tratamento que seleciona e reduz camadas de gordura localizadas em áreas difíceis. Isso é feito por meio do resfriamento controlado e seletivo das células adiposas, que são cristalizadas e passam pelo processo de apoptose (morte celular), sendo eliminadas naturalmente pelo organismo.

A técnica é uma alternativa segura e eficiente para pacientes que desejam evitar intervenções cirúrgicas para remoção de gordura, sendo muitas vezes chamado de “lipoaspiração sem agulhas”. Com uma tecnologia que permite o monitoramento da temperatura corporal da área tratada, o sistema CoolSculpting® é projetado e ajustado para garantir o resfriamento adequado, evitando danos a outros tecidos que não sejam os de gordura.

As contraindicações ao tratamento são mínimas, assim como os efeitos colaterais e desconfortos sentidos pelo paciente. Por se tratar de um procedimento não-cirúrgico, o processo de recuperação é menos complexo e não demanda muitos cuidados adicionais.

Qual a diferença entre Criolipólise e CoolSculpting®?

Embora a proposta das técnicas seja parecida, apenas no CoolSculpting® é possível congelar a gordura de forma homogênea e a uma temperatura que promova a morte celular (-11° C). Outras técnicas de Criolipólise geralmente atingem no máximo -6° e de forma mais irregular, promovendo um resultado em que as células adiposas apenas “murcham” e podem voltar à posição inicial após um tempo.

Para quem a técnica é indicada?

É importante salientar que a técnica de CoolSculpting® não é indicada para promover o emagrecimento, mas para remoção de gordura localizada remanescente mesmo quando o indivíduo faz uma dieta adequada aliada à prática regular de exercícios físicos. Neste aspecto, é necessário que as pessoas entendam que a quantidade de células adiposas é mantida mesmo quando há perda de peso.

O que acontece quando uma pessoa emagrece geralmente é a redução no tamanho das células adiposas, que continuam existindo no organismo do indivíduo. Com o tratamento promovido pelo CoolSculpting®, entretanto, esses tecidos são eliminados por meio de um processo que envolve a morte celular. Assim, mesmo se o paciente ganhar peso novamente, o número de células adiposas continuará o mesmo.

O procedimento é indicado tanto para homens e mulheres que desejam eliminar as gorduras localizadas e resistentes, que não puderam ser eliminadas por meio de dieta e exercícios, e tenham pelo menos 18 anos. Mulheres grávidas e indivíduos que se submeteram recentemente a uma cirurgia abdominal devem aguardar para se submeter ao tratamento, que também não é indicado a pessoas com muita sensibilidade ao frio.

Resultados e benefícios do procedimento

O resultado esperado do procedimento de CoolSculpting® é a eliminação natural da gordura e consequente melhoria do contorno corporal do paciente. Este processo, porém, não é imediato: em geral, é necessário aguardar entre 15 e 20 dias para que comecem a aparecer os primeiros resultados do procedimento que ficam ainda mais evidentes após quatro meses do tratamento, aproximadamente.

Este tempo de espera é necessário para que o organismo possa eliminar gradativamente as células de gordura, e a adoção de uma dieta equilibrada pode favorecer esse processo. Dependendo da pessoa, em apenas uma sessão pode haver uma redução de até 27% na gordura localizada.

Uma vez que as células de gordura eliminadas não crescem mais nas zonas tratadas, os resultados do CoolSculpting® podem ser considerados permanentes. Isso não significa, entretanto, que o paciente não possa engordar e voltar a sofrer com a gordura localizada. Para manutenção dos resultados, é importante que ele mantenha um acompanhamento nutricional regular e pratique atividades físicas.

Principais dúvidas sobre o CoolSculpting®

Um dos principais receios dos pacientes que procuram o procedimento de CoolSculpting® diz respeito aos desconfortos relacionados ao tratamento, especialmente porque a intervenção envolve o congelamento das células de gordura. Durante o tratamento, é esperado que o paciente sinta pequenos beliscões e repuxões na pele, decorrentes da movimentação do dispositivo utilizado.

Além disso, pode haver sensação de frio intenso, formigamento, pontadas, cãibras e leves dores. Esses desconfortos, porém, tendem a diminuir conforme a região vai perdendo a sensibilidade devido ao frio aplicado. Imediatamente após o tratamento, a região da aplicação pode apresentar vermelhidão e endurecimento, além de hematoma roxo e formigamento. Todas essas manifestações são consideradas normais e esperadas.

Nas duas primeiras semanas após a realização do CoolSculpting®, a região pode ficar levemente inchada e sensível. Nenhum desses desconfortos prejudica a rotina do paciente ou exige que ele fique de repouso para recuperação. Trata-se, portanto, de um procedimento bastante seguro e que pode oferecer excelentes resultados a longo prazo.

Em quais regiões o procedimento pode ser aplicado?

A presença de gordura localizada é uma das principais queixas estéticas dos pacientes, sendo a região abdominal uma das que mais levam os indivíduos a procurarem um tratamento específico para eliminar o tecido adiposo. Apesar disso, praticamente qualquer outra área do corpo onde se acumula gordura pode ser tratada a partir da técnica de CoolSculpting®, todas apresentando excelentes resultados.

Algumas das áreas do corpo que podem ser tratadas a partir do procedimento são:

  • Papada;
  • Região peitoral (em homens);
  • Flancos;
  • Abdômen;
  • Braço;
  • Gordura do sutiã;
  • Região das costas;
  • Parte interna das coxas;
  • Culote

Em todos os casos, o CoolSculpting® permite não apenas eliminar o excesso de gordura, mas esculpir e refinar o corpo dos pacientes. Para saber mais a respeito deste procedimento, entre em contato e agende uma avaliação com um dos especialistas do Younit Health.

Fontes:

CoolSculpting®