Fale conosco pelo WhatsApp

Endocrinologia

Mulher com copo na mão
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A Endocrinologia se responsabiliza por estudar, diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao metabolismo e produção hormonal

A Endocrinologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo do funcionamento das glândulas endócrinas e das doenças que a afetam. Essas glândulas são as responsáveis pela produção dos hormônios e por secretar essas substâncias no sangue, contribuindo diretamente para a regulação de diversas funções do organismo e manutenção da saúde geral do indivíduo.

Quando uma glândula para de atuar corretamente por algum motivo, o corpo passa a apresentar diversos problemas metabólicos e funcionais. O médico especializado em Endocrinologia, portanto, possui um campo de atuação bastante vasto, podendo ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças como obesidade, osteoporose, diabetes e distúrbios menstruais.

As principais glândulas envolvidas no sistema endócrino são a tireoide, hipotálamo, hipófise, pâncreas, gônadas, adrenais e paratireoides. Uma vez que os hormônios produzidos e liberados por essas estruturas são transportados pela corrente sanguínea, o excesso ou deficiência de uma determinada substância pode causar uma série de doenças e sintomas secundários. Por isso, o trabalho do endocrinologista é bastante amplo e complexo.

Quando é recomendado procurar um endocrinologista?

De modo geral, é indicado que uma pessoa procure um médico especializado em Endocrinologia sempre que notar sinais que possam indicar a presença de alterações na produção hormonal. Dificuldade para perder peso, crescimento excessivo de pelos nas mulheres e crescimento de mamas em meninos, por exemplo, são alguns sinais que podem apontar para mau funcionamento das glândulas endócrinas.

Outros importantes sintomas que indicam a necessidade de se consultar com um endocrinologista são:

  • Ganho de peso muito rápido;
  • Cansaço excessivo;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Atraso na puberdade ou puberdade precoce;
  • Sinais de menopausa e andropausa;
  • Sintomas associados à diabetes, como sede excessiva ou aumento da vontade de urinar.

Cabe ao profissional em Endocrinologia avaliar os sinais clínicos apresentados pelo paciente e, com base neles, solicitar exames que ajudam a verificar os níveis hormonais e as possíveis alterações metabólicas apresentadas.

Endocrinologia: quais são as principais doenças tratadas?

Os hormônios são moléculas responsáveis por ativar e controlar diversos processos do corpo humano, regulando o metabolismo e funções ligadas ao crescimento e sexualidade. Eles se destacam como substâncias indispensáveis para o funcionamento do organismo e que atuam em células de todos os sistemas e órgãos.

A Endocrinologia é responsável por cuidar das possíveis alterações que afetam esta relação entre os hormônios e o equilíbrio do organismo, e sua área de atuação é bastante ampla e complexa. Algumas das doenças tratadas pela especialidade são:

Distúrbios da tireoide

Além dos famosos hipo e hipertireoidismo, o endocrinologista trata alterações como crescimento exagerado da glândula e tireoidite de Hashimoto. Esses distúrbios podem levar à desregulação do sono, alterações do funcionamento intestinal, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Caracterizada pela alteração dos hormônios femininos circulantes no sangue, esta é uma alteração que leva à dificuldade de engravidar, desregulação do ciclo menstrual e favorecer a formação de cistos nos ovários.

Diabetes

Esta é uma alteração dos níveis de açúcar do sangue, sendo decorrente da falta de produção de insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas. O problema pode levar ao mau funcionamento de diversos órgãos, causando diversas alterações no funcionamento geral do organismo.

Outras alterações hormonais

Como foi explicado, os hormônios cumprem um papel essencial no funcionamento do organismo, e qualquer alteração pode causar mudanças significativas na qualidade de vida, bem-estar e saúde do paciente. Outras alterações que podem ser diagnosticas e tratadas pela Endocrinologia são:

  • Distúrbios de crescimento;
  • Colesterol;
  • Osteoporose;
  • Síndrome de Cushing;
  • Distúrbios da menstruação e fertilidade;
  • Necessidade de reposição hormonal na menopausa ou andropausa;
  • Hirsutismo;
  • Distúrbios da hipófise;
  • Doenças da glândula supra-renal;
  • Distúrbios da puberdade;
  • Acne ou pelos em excesso.

Endocrinologia no controle da obesidade

A obesidade é uma doença multifatorial e, portanto, seu tratamento deve ser realizado a partir de diferentes frentes, sendo uma delas a Endocrinologia. A dificuldade para emagrecer pode ter relação direta com alterações hormonais, além de ser influenciada por hábitos pessoais, saúde mental e características metabólicas. Isso significa, portanto, que uma dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos nem sempre é suficiente para controlar o peso corporal.

O endocrinologista é o profissional que deve ser procurado para investigar alterações nos níveis hormonais que podem favorecer a obesidade, indicando tratamentos adequados para reverter este quadro. Além disso, o especialista em Endocrinologia pode diagnosticar outras doenças que são causadas pelo excesso de peso e gordura, tais como a diabetes e os problemas cardiovasculares.

Com base nos dados obtidos a partir da investigação clínica, identificação dos sintomas e análise dos resultados apresentados pelos exames de sangue, o endocrinologista poderá determinar as abordagens terapêuticas necessárias para controle da obesidade. Isso pode ser feito por meio do uso de medicamentos, recomendação de cirurgias específicas e adoção de um estilo de vida saudável.

Muitas vezes, o tratamento pode demandar a participação de profissionais de outras áreas, como Nutrição ou Nutrologia. Além disso, o endocrinologista poderá indicar a prática de exercícios de acordo com a possibilidade e necessidade de cada paciente, integrando também o trabalho de um profissional de Educação Física.

Entenda a importância do diagnóstico em Endocrinologia

As alterações hormonais afetam todo o organismo, e um diagnóstico endocrinológico adequado é fundamental para o restabelecimento da saúde e qualidade de vida do paciente. A automedicação e a adoção de dietas restritivas sem orientação adequada são ações que podem, muitas vezes, trazer consequências ainda mais graves ao organismo, dificultando o tratamento do indivíduo.

Por isso, o ideal é sempre consultar o especialista em Endocrinologia ao identificar mudanças no funcionamento do corpo. Cabe a este profissional identificar os fatores que estão causando o desequilíbrio e prescrever os tratamentos mais adequadas para as necessidades clínicas e características individuais de cada paciente. Assim, é possível recuperar a saúde e autoestima do indivíduo, além de prevenir doenças relacionadas aos hormônios e metabolismo.

Para entender melhor como a Endocrinologia pode favorecer uma vida saudável e equilibrada, bem como descobrir como um especialista da área é capaz de garantir a perda de peso segura, entre em contato e agende uma consulta no Younit Health.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;

Portal PebMed.

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE