Fale conosco pelo WhatsApp

Cardápio de Dieta Cetogênica

Alimentos que podem ser consumidos na dieta cetogênica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 14/02/2022

Sugestões de alimentos que são permitidos e que devem ser evitados na prática da dieta cetogênica

As dietas com baixo teor de carboidrato têm grande procura principalmente por causa de seus resultados em perda de peso. A dieta cetogênica é conhecida entre esses planos alimentares por propor um novo equilíbrio entre os macronutrientes: proteínas, gorduras e carboidratos, mudando, assim, drasticamente a nutrição do corpo de modo a favorecer a aceleração do metabolismo e consequente perda de peso.

Encontrar o cardápio dieta cetogênica ideal é um dos desafios das pessoas que desejam aderir a ela. Isso porque cada corpo tem suas particularidades, e por isso é necessário conhecê-las para entender o melhor caminho a seguir.

Dieta cetogênica: o que é?

A dieta cetogênica tem sido proposta desde meados do século XX para diversos fins, como para pacientes em tratamento de epilepsia. Hoje, ela é bastante conhecida pelos benefícios de perda de peso que são consequência da aceleração do metabolismo impulsionada pelo baixo teor de carboidratos.

O cardápio dieta cetogênica deve seguir uma regra específica. Deve ser composto de um baixíssimo teor de carboidratos, equilibrada quantidade de proteínas e uma quantidade maior de gorduras saudáveis.

Quando em nosso corpo, o carboidrato se transforma em açúcares que armazenam energia que o mesmo precisa para funcionar. A partir do momento em que estes são quase cortados da dieta, o corpo precisa buscar energia na gordura acumulada. Consequentemente, o metabolismo acelera e o peso corporal diminui. Esse estado do corpo se chama cetose.

Cardápio dieta cetogênica: Alimentos permitidos 

O cardápio dieta cetogênica deve ser sugerido e acompanhado por um nutricionista, endocrinologista ou nutrólogo, pois altera drasticamente a quantidade de macronutrientes consumida pelo corpo.

Seguindo as regras de acordo com as quantidades de nutrientes necessárias, o cardápio dieta cetogênica pode conter os seguintes alimentos:

  • Carnes vermelhas e de frango;
  • Ovos;
  • Carne suína;
  • Queijos e requeijão;
  • Oleaginosas (castanha, nozes etc.);
  • Azeite de oliva e manteiga;
  • Folhas verdes, preferencialmente escuras, como espinafre e brócolis;
  • Embutidos;
  • Sementes como chia, linhaça e de abóbora;
  • Abacate;
  • Frutos do mar;
  • Ervas e especiarias;
  • Chás.

O que não pode comer na dieta cetogênica 

O grande vilão da dieta cetogênica é o carboidrato. Por isso, alimentos baseados nesse nutriente não são indicados para a dieta cetogênica, como:

  • Massas (como pães, bolos, macarrão, alimentos industrializados com farinha);
  • Doces, refrigerantes e outros industrializados que contenham açúcares;
  • Arroz branco e leguminosas como lentilha, soja, feijão e grão-de-bico;
  • Bebida alcoólicas com maior teor de carboidratos.

O profissional que acompanhar a dieta será responsável por determinar os períodos e quantidades que os alimentos acima podem aparecer na dieta, mas, de modo geral, devem ser evitados.

Cardápio dieta cetogênica: sugestão

Geralmente, o cardápio dieta cetogênica vem com indicações para alguns dias, de acordo com a necessidade que o profissional encontra na cliente que deseja perder peso. Ele é distribuído entre as refeições. Abaixo, temos sugestões do que pode conter no cardápio dieta cetogênica em cada refeição:

  • Café da manhã: ovos mexidos, chá de hibisco, suco de folhas verdes batidas, vitamina de abacate, chá verde.
  • Lanche da manhã: porções de oleaginosas, como nozes ou castanhas, iogurte natural sem açúcar, abacate, frutos secos.
  • Almoço: bifes de carne ao molho de queijo, salmão grelhado, filé de frango, com acompanhamentos vegetais, principalmente de folhas verdes, pimentões, aspargos, entre outros.
  • Lanche da tarde: frutas com baixo teor de carboidrato, como morangos, iogurte natural, sementes de chia, abacate, vitamina de abacate.
  • Jantar: filé de frango grelhado, salmão grelhado, omelete, com acompanhamentos como porções de vegetais, mix de folhas ou brócolis.

Os itens citados acima são exemplos do que pode compor o cardápio dieta cetogênica, que será elaborado junto a um profissional que determinará exatamente qual é o melhor alimento para cada período do dia, e por quantos dias a dieta perdurará.

Geralmente, são estabelecidos cardápios de sete dias, mas essa quantidade deve variar de acordo com as necessidades do corpo da pessoa que seguirá a dieta. Além disso, podem ser pensados cardápios vegetarianos ou que estejam de acordo com outra restrição alimentar que possa existir.

Importância do acompanhamento profissional 

Os profissionais nutricionistas, nutrólogos ou endocrinologistas devem avaliar se a dieta cetogênica é viável àquele paciente e qual o melhor cardápio dieta cetogênica deve ser seguido. Seguir dietas indiscriminadamente pode ser perigoso, pois elas alteram a recepção de nutrientes pelo corpo. Por isso, é importante procurar profissionais qualificados que acompanhem todo o processo.

Para saber mais sobre a dieta cetogênica e outras opções de controle alimentar e de peso, agende uma consulta no Espaço Younit e acompanhe nosso site.

Fontes:

Portal Hospitais Brasil;

Associação Brasileira de Epilepsia.

 

 

 

 

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE