Fale conosco pelo WhatsApp

O que é nutrição funcional?

imagem ilustrativa de alimentos nutricionais
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 15/03/2022

Conheça a área da nutrição especializada em desenvolver um planejamento alimentar com foco em nutrir, prevenir e ajudar a tratar doenças

A busca cada vez maior das pessoas pelos cuidados com a saúde inclui, além da prática regular de atividades físicas, um aspecto bem importante: a alimentação. E quando falamos em alimentação saudável, um tema que vem ganhando destaque é a nutrição funcional. Mas do que se trata? Qual a diferença entre nutrição e nutrição funcional?

Basicamente, o que diferencia as duas é a maneira como o tratamento é abordado. A nutrição tradicional tem como base a elaboração de cardápios e dietas de maneira mais ampla, de forma que possam atingir a todas as pessoas. Um exemplo são as dietas recomendadas para diabéticos ou para quem quer perder peso. Ela ainda é a mais usada por quem deseja emagrecer, mas há um risco maior de o peso voltar depois de finalizada a dieta.

Já na nutrição funcional o paciente deve ser observado como um todo antes de se desenvolver um plano alimentar para ele. Ou seja, a dieta deve focar na melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar físico e mental. A proposta da nutrição funcional não é tratar apenas doenças que já existem, mas sim cuidar do indivíduo para que ele não adoeça.

Na nutrição funcional, o objetivo é levar o paciente a consumir alimentos de qualidade, para que se atinja uma harmonia no funcionamento do organismo. Isso ocorre com a ingestão de alimentos considerados protetores, como os antioxidantes, que têm a função de promover o funcionamento adequado do nosso organismo.

Durante a consulta com o especialista, o paciente deve responder a algumas questões, como, por exemplo, se seus cabelos têm caído acima do normal, se as unhas estão fracas, se há alterações de humor, ansiedade, estresse, entre outros fatores que podem estar interferindo na saúde e qualidade de vida do indivíduo.

A nutrição funcional está baseada em cinco princípios básicos. São eles:

  1. Individualidade bioquímica: como para a nutrição funcional cada paciente deve ser avaliado de maneira única, busca-se a interação de cada genética, alimentação e dos elementos ambientais (poluentes, estresse mental, atividade física) para que seja possível inibir os genes associados às doenças e estimular os relacionados à saúde. Além dos genes, a nutrição funcional também considera o estilo de vida e em qual contexto vive o paciente.
    Tratamento centrado no paciente: como dito, o foco da nutrição funcional não é tratar doenças, mas promover a saúde do paciente. O indivíduo é abordado como um todo. O método observa as influências ambientais, alimentares, emocionais, os hábitos de vida, o uso de medicamentos, entre outros fatores que interagem com o paciente.
  2. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: partindo do fato de que cada paciente é único, na nutrição funcional o plano alimentar deve ofertar os nutrientes de maneira equilibrada, pensando em quais são melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo do paciente, para que haja otimização da sua absorção e aproveitamento pelas células.
  3. Inter-relações com fatores fisiológicos:  a nutrição funcional enxerga o organismo como uma rede de sistemas interligados. Isso significa que, quando uma pessoa apresenta um problema em determinado local do corpo, todo ele pode ser afetado de alguma maneira. Assim, é possível tratar a causa dos problemas, e não só os sintomas.
  4. Saúde como vitalidade positiva: a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. É mais do que não ter uma patologia física; é se sentir bem física e mentalmente a partir de uma boa qualidade de vida.

O que é o sistema ATMS na nutrição funcional?

Para oferecer um tratamento individualizado efetivo, a nutrição funcional analisa o chamado sistema ATMS (antecedentes, triggers [gatilhos], mediadores e sintomas) para identificar os desequilíbrios nutricionais e orgânicos apresentados pelo paciente e assim proceder a um diagnóstico nutricional.

Nesse rastreamento é possível determinar os aspectos que interferem:

  • No estresse oxidativo e no metabolismo energético;
  • No sistema imunológico;
  • Na regulação dos hormônios e neurotransmissores;
  • Nos processos inflamatórios;
  • Na digestão, absorção e integridade da barreira intestinal;
  • No equilíbrio psicológico e espiritual.

Se você deseja conhecer mais sobre a nutrição funcional e os benefícios que ela pode trazer à sua saúde, entre em contato com o Espaço Younit. Aqui, você conta com profissionais especializados para quem quer ganhar mais saúde e qualidade de vida. Agende sua consulta.

Fontes:

Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional

Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

Revista Diagnóstico & Tratamento

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE