A dieta cetogênica, quando acompanhada por um especialista, pode ajudar a pessoa a perder peso e ganhar mais saúde
As dietas são planos alimentares que possuem diversas finalidades, sendo a de controlar o peso a mais comum. O tempo todo surgem novidades sobre melhores maneiras de controlar a nutrição, e uma delas chama a atenção por suas características e resultados: a dieta cetogênica.
Muito se pergunta sobre o que é dieta cetogênica. Isso porque ela tem sido difundida como promotora de resultados de perda de peso em períodos curtos de tempo. Também chama a atenção por causa de suas restrições rígidas e efeitos colaterais que podem surgir durante sua adoção.
Dieta cetogênica: como funciona?
Para entender o que é dieta cetogênica, precisamos conhecer os três principais macronutrientes:
- Carboidratos: são a principal fonte de energia do organismo. Podem ser encontrados em açúcares, pães, massas, frutas, batatas, doces.
- Proteínas: têm a função de produzir enzimas, anticorpos, hormônios, além de auxiliar na construção de tecidos e na estrutura do organismo.
- Gorduras: também conhecidas como lipídios, compõem estruturas celulares, protegem órgãos e ainda atuam como isolantes.
A dieta cetogênica é um plano de controle alimentar que é baseado em mudanças na quantidade de macronutrientes que serão ingeridos. Sua principal característica é o baixíssimo teor de carboidratos (5%) e teor maior de algumas gorduras (75%), mantendo um nível médio no consumo das proteínas (20%).
Por causa da grande redução na quantidade de carboidratos ingerida, em combinação com a ingestão de gorduras saudáveis, o corpo é induzido a uma resposta que consiste na aceleração do metabolismo. Junto a isso, ocorre o aumento na sensação de saciedade, o que facilita a diminuição na quantidade de alimentos.
O resultado é uma potencial perda de peso em períodos relativamente curtos.
O que pode e o que não pode comer na dieta cetogênica?
As restrições alimentares, como em qualquer dieta, precisam ser seguidas de acordo com o plano estabelecido, e quando se pensa sobre o que é dieta cetogênica, elas ocorrem de acordo com as porcentagens de macronutrientes necessárias para a obtenção dos resultados.
Alimentos ricos em carboidratos costumam ser cortados ou bastante diminuídos, como:
- Doces e refrigerantes;
- Arroz;
- Massas;
- Ultraprocessados;
- Álcool, entre outros.
Alguns alimentos que possuem carboidratos podem ser consumidos de acordo com a orientação nutricional, respeitando uma porcentagem limite de consumo diário.
Alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos, leite, além de folhas verdes, abacate, castanhas e sementes costumam aparecer bastante em cardápios de dietas cetogênicas.
Quais os benefícios da dieta cetogênica?
Quando se pensa sobre o que é dieta cetogênica, as pessoas buscam benefícios. É certo que a maior difusão desse tipo de controle alimentar é sobre emagrecimento e perda de peso rápido, mas alguns outros benefícios também podem ser encontrados.
A dieta cetogênica surgiu por volta da década de 1920 como um método de tratamento da epilepsia, ajudando a controlar crises da doença. Em alguns casos, pode ser benéfica para pacientes com outras doenças neurológicas e alguns problemas cardíacos.
Quais os riscos da dieta cetogênica?
Ao entender o que é dieta cetogênica, muitos se perguntam se ela não oferece riscos. Por ser uma mudança radical na ingestão de macronutrientes, é um plano alimentar considerado por muitos nutricionistas como desequilibrado e deve ser feito com cautela.
Alguns nutricionistas alertam que a dieta cetogênica pode causar alguns efeitos colaterais indesejados principalmente no início, como tontura, falta de energia e irritabilidade. Eles são causados, principalmente, pela deficiência dos carboidratos no organismo.
Com o tempo, outros problemas relacionados ao desequilíbrio de nutrientes no corpo podem surgir, como alterações nos níveis de colesterol e até mesmo problemas renais. Por isso, a dieta cetogênica não pode ser feita de forma descontrolada.
Precisa de acompanhamento?
Entender o que é dieta cetogênica é entender que ela é extremamente restritiva e pode causar desequilíbrios nutricionais que podem ser perigosos para algumas pessoas. Por isso, é indispensável o acompanhamento profissional desde antes de começar, para avaliar se realmente é o tipo de dieta mais adequada ao seu corpo.
Se interessou sobre o que é dieta cetogênica e deseja se informar mais para saber qual é o melhor plano para a sua saúde? Agende uma consulta no Espaço Younit.
Fontes: