Escutamos bastante que para ter saúde devemos consumir uma alimentação balanceada em nosso dia a dia.
Mas diante de tantas opções surgem dúvidas do que realmente é um alimento saudável e como deve ser nosso prato de refeições não é mesmo?
A alimentação balanceada é aquela baseada em alimentos que atendem às necessidades do nosso organismo.
Essas necessidades mudam de acordo com a idade e o sexo de cada um de nós e, ainda, com as atividades que exercemos.
Uma alimentação balanceada, saudável e equilibrada deve conter diversos nutrientes:
- Carboidratos: massas, pães, cereais, sempre que possível usar os integrais;
- Proteínas: carnes, peixes, soja, lentilha, feijão, ovos e seus produtos, dê preferência aos mais magros;
- Gorduras: prefira o azeite e com moderação;
- Vitaminas, minerais e fibras: frutas e vegetais principalmente, prefira crus e com casca, se possível;
- Hidratação Água, durante o dia todo.
De forma mais simplificada, uma alimentação balanceada é aquela refeição planejada com alimentos de todos os tipos, sem abusos e também sem exclusões, que contêm todos os nutrientes e é de procedência conhecida (higiene dos alimentos também é saúde).
É importante pensar que para ter uma alimentação balanceada não é preciso gastar mais, comer somente verduras e legumes, consumir somente produtos requintados, difíceis de serem encontrados ou comer apenas alimentos de sabor desagradável.
Portanto, para ter uma alimentação balanceada e saudável é importante variar os tipos de alimentos, balancear os nutrientes e moderar as quantidades.
Dicas Extras
- Valorize os hábitos e cultura locais: sempre dê preferência para os alimentos que são produzidos perto de você, geralmente são mais frescos, com menos conservantes e mais baratos.
- Tem garantia de custo acessível: ao contrário do que se diz uma alimentação balanceada não precisa ser cara, pois preferencialmente deve ser composta de alimentos frescos e/ou produzidos localmente.
- É variada e colorida: deve ser composta por vários tipos de alimentos, de várias cores e sabores, assim evitamos a rotina alimentar e também obtemos os nutrientes necessários. Não existe um alimento que, por si só, supre todas as nossas necessidades nutricionais
E você, tem se alimentado melhor ou pior nesta fase?