Fale conosco pelo WhatsApp

Como lidar com a perda de peso pós-parto?

Perda de peso pós-parto
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 26/10/2021

Logo após o nascimento do bebê, muitas mulheres se preocupam com a recuperação da forma física que tinham antes da gestação

Durante a gestação, é esperado que a mulher ganhe cerca de 11 a 16 quilos — um aumento de peso que está associado não apenas ao tamanho do bebê, mas às alterações hormonais do período e aumento do útero. Logo após o nascimento, porém, esses quilos a mais não vão embora todos de uma vez, fazendo com que muitas mulheres se preocupem com a perda de peso pós-parto.

Embora a amamentação já contribua significativamente para o gasto calórico e emagrecimento da nova mamãe, a perda de peso pós-parto exige paciência e adaptação da dieta e rotina da mulher. Todo esse processo deve ser feito com muito cuidado, uma vez que alimentação inadequada ou insuficiente pode colocar em risco a saúde do bebê — que se alimenta exclusivamente do leite materno nos primeiros meses.

O que acontece com o organismo feminino após o parto?

Ao longo das semanas de gestação, o corpo feminino sofre inúmeras alterações hormonais, e elas continuam acontecendo após o nascimento do bebê. Além disso, é natural que a mãe fique ansiosa e insegura tanto na véspera do parto, quanto nos primeiros dias de vida de seu filho. Isso pode fazer com que ocorra um significativo desequilíbrio na dieta e até mesmo nos sentimentos, afetando o peso corporal da mulher.

Nesse sentido, é importante entender que o corpo feminino precisa de um tempo para se adaptar à nova realidade, eliminando o excesso de água e equilibrando os hormônios placentários. Isso leva tempo, especialmente se a intenção for garantir a manutenção da saúde da mãe e do bebê.

A perda de peso pós-parto deve acontecer sempre de maneira gradual e sem pressa, bastando para isso que a mulher se alimente e maneira balanceada, priorizando os nutrientes adequados e evitando comidas industrializadas, fritas ou ricas em gordura. Além disso, é fundamental que ela amamente adequadamente, garantindo a saúde do bebê e a de queima muitas calorias diárias.

A importância do acompanhamento médico

Assim como o período pré-natal é essencial para garantir o desenvolvimento saudável do feto, a ajuda profissional é essencial também após o nascimento do bebê. Nesse sentido, é imprescindível o acompanhamento de um obstetra e de um pediatra. Para as mulheres que se preocupam com a perda de peso pós-parto, procurar um nutrólogo também pode ser uma excelente opção.

Especializado em nutrologia, este profissional poderá identificar as necessidades nutricionais da mãe, equilibrando sua perda de peso à alimentação adequada do bebê. Dessa forma, é possível alcançar uma perda de peso pós-parto de maneira equilibrada, saudável e satisfatória.

Outros procedimentos que podem ajudar

Alguns meses após o parto, a tendência é que a mulher tenha eliminado boa parte dos quilos adquiridos ao longo da gestação. Apesar disso, é natural que sobrem algumas gordurinhas localizadas e mais difíceis de eliminar. Quando isso acontece, é possível investir em tratamentos específicos para tratar o tecido adiposo considerado resistente, ou seja: gordurinhas que não vão embora nem com dieta e prática de exercícios.

O CoolSculpting® é o tratamento ideal para essas mulheres que já passaram pela perda de peso pós-parto e desejam eliminar o tecido adiposo remanescente. Esta é uma abordagem que utiliza um aparelho moderno e capaz de promover um resfriamento controlado e preciso, que atinge apenas as células adiposas sob a pele. Este congelamento leva à morte celular da gordura, que é naturalmente eliminada pelo corpo.

Embora o CoolSculpting® seja um tratamento seguro e eficaz, no caso da perda de peso pós-parto é essencial que a mulher consulte previamente seu médico para ter certeza de que o procedimento já pode ser realizado ou se é necessário esperar alguns meses. Para saber mais a respeito deste tratamento, entre em contato e agende uma consulta no Younit Health.

Fontes:

Associação Brasileira de Nutrologia;

Espaço Younit Health.

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE