Saiba como fazer jejum intermitente com mais segurança para obter os benefícios da prática, incluindo aumento da qualidade de vida e perda e controle do peso
Com uma adesão crescente, muitas pessoas têm dúvidas de como fazer jejum intermitente, quais as recomendações para esse tipo de dieta, quais serão os benefícios alcançados e quem pode realmente fazê-lo.
De fato, antes de começar qualquer mudança significativa na alimentação é fundamental buscar informações aprofundadas sobre o tema e, preferencialmente, a avaliação de um especialista em nutrição.
Como fazer jejum intermitente?
Apesar da dúvida sobre como fazer jejum intermitente, um aspecto relevante é que existem diferentes protocolos de dieta, sendo que a definição depende dos objetivos do paciente e também da sua rotina e estilo de vida.
Jejum intermitente 5×2
A proposta inicial de como fazer jejum intermitente baseia-se no modo “dieta dos 2 dias”, do médico Michael Mosley, na qual a alimentação balanceada é mantida por 5 dias da semana e nos dois dias restantes é feita uma restrição da ingestão de calorias, sendo liberadas nesses dias 500 calorias para os homens e 600 para as mulheres.
Nos estudos sobre esse modo de como fazer jejum intermitente observaram-se benefícios em caso de pacientes com doenças degenerativas, patologias cardiovasculares, câncer, obesidade e diabetes. No entanto, foi uma das dietas mais difíceis de manter no médio e longo prazo.
Jejum intermitente de dias alternados
Após a proposta inicial surgiram outras abordagens do jejum intermitente, incluindo em dias alternados. Nessa prática a ideia é alimentar-se um dia sim, um dia não, com períodos de jejum que podem chegar a 36 horas.
A proposta é fazer uma alimentação farta e nutritiva, preferencialmente no almoço ou jantar, e não comer no dia seguinte, retomando a alimentação no terceiro dia no horário de preferência.
Jejum com alimentação restrita por tempo
Outra forma de como fazer jejum intermitente é no modo de restrição de tempo, no qual o período sem comer pode variar entre 16 e 18 horas, alimentando-se normalmente nas demais horas do dia.
Uma forma de colocar essa abordagem de jejum intermitente em prática é jantar, preferencialmente até às 19h, e iniciar o jejum em seguida, mantendo-o no café da manhã do dia seguinte e voltando a comer no almoço às 13h.
Algumas dicas, independentemente da forma de como fazer jejum intermitente você esteja seguindo, incluem:
- O melhor horário para isso é iniciando-o após uma refeição nutritiva;
- Durante o jejum intermitente pode-se tomar água, chá e café, desde que sem açúcar;
- Sobre quantos dias se pode fazer jejum intermitente depende da abordagem, sendo que com a restrição total de alimentos até cerca de 36 horas (um dia e meio) e com ingestão reduzida de calorias dois dias por semana.
É normal que no começo os períodos de jejum sejam menores, sendo possível ampliá-los conforme o organismo se adapte.
Quais os benefícios do jejum intermitente?
Os benefícios da prática são possíveis quando se segue corretamente o como fazer jejum intermitente. Com acompanhamento nutricional alguns benefícios incluem:
- Aumento do metabolismo com melhor queima de gordura;
- Melhora da disposição física;
- Aceleração do processo de renovação celular;
- Diminuição da resistência à insulina;
- Redução do colesterol ruim (LDL);
- Aumento da energia e disposição;
- Melhora das funções cognitivas e da memória.
Apesar desses possíveis benefícios, com o jejum intermitente é preciso saber como começar essa mudança alimentar com segurança.
Como começar o jejum?
Alguns passos são importantes quando o objetivo é saber como fazer jejum intermitente e como inseri-lo de forma saudável e segura na rotina. Entre as recomendações incluem-se:
- Busque informações de fontes confiáveis sobre os tipos de jejum intermitente e as recomendações em cada um deles;
- Inicie o jejum intermitente com períodos menores de restrição alimentar para que o organismo se acostume à privação calórica;
- Busque auxílio de um nutricionista ou endocrinologista antes de começar o jejum intermitente, viabilizando uma avaliação especializada para constatar se essa prática é a mais apropriada ao caso.
Apesar de o jejum intermitente ser benéfico para melhoria da qualidade de vida, perda e controle de peso, e mesmo para a saúde, ele não é recomendado em todos os casos, sendo o auxílio especializado fundamental para verificar a indicação do método e a melhor técnica de como fazer jejum intermitente. Agende uma consulta e saiba mais!
Fontes: