Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a primeira consulta com o nutrólogo?

Consulta com o nutrólogo
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 05/10/2021

O nutrólogo é um especialista que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

A primeira consulta com o nutrólogo é um momento muito importante para o processo de manutenção da saúde, prevenção de doenças, controle do peso corporal ou tratamento de deficiências, ou excessos alimentares. É justamente a partir deste encontro que o médico poderá entender o motivo que levou o indivíduo a procurar a especialidade, bem como suas necessidades e expectativas.

O principal objetivo da primeira consulta com o nutrólogo é identificar o estado de saúde geral do paciente, entendendo suas queixas, estilo de vida e necessidades. A partir daí, o especialista poderá solicitar exames específicos para avaliar carências nutricionais e, com base nessas informações, iniciar um acompanhamento adequado para que o paciente tenha uma dieta mais equilibrada e um organismo mais saudável.

O que faz um nutrólogo?

O nutrólogo é um profissional de saúde graduado em Medicina e especializado na área de Nutrologia, que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar e ao metabolismo do paciente. É importante destacar que este profissional não é um nutricionista, embora possa trabalhar em conjunto com ele para tratar uma necessidade dietética do paciente.

O nutrólogo está capacitado a diagnosticar problemas de saúde que podem fazer com que o indivíduo ganhe ou perca peso, bem como outras alterações nutricionais que podem influenciar diretamente na saúde do paciente. Ele também pode solicitar exames médicos, prescrever medicamentos e identificar necessidades nutricionais específicas — solicitando assim que o nutricionista elabore uma dieta adequada para sanar o problema.

O que acontece na primeira consulta com o nutrólogo?

Na primeira consulta com o nutrólogo, o especialista se dedicará a entender os motivos que levaram o paciente a se consultar com esse profissional, uma vez que isso influenciará diretamente na abordagem terapêutica proposta. O tratamento recomendado para um atleta que deseja equilibrar sua dieta para um melhor rendimento, por exemplo, será muito diferente daquele indicado para uma pessoa diagnosticada com um distúrbio alimentar.

Os principais motivos que justificam uma consulta com o nutrólogo são alterações como:

  • Sobrepeso;
  • Tratamento nutricional para doenças crônicas (como diabetes, distúrbios hormonais e cardiopatias);
  • Intolerâncias ou alergias alimentares;
  • Suporte nutricional para atletas;
  • Pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica;
  • Prevenção de doenças específicas e promoção da qualidade de vida.

Diante da necessidade exposta pelo paciente, o especialista fará uma série de perguntas para entender a origem dos sintomas e o estilo de vida do indivíduo, identificando sua necessidade calórica e desequilíbrios nutricionais do cotidiano — como consumo excessivo de alimentos industrializados, por exemplo. Com base nisso, o profissional já poderá sugerir pequenas mudanças na dieta.

Ainda na primeira consulta com o nutrólogo, o profissional poderá fazer uma análise criteriosa dos sinais clínicos do paciente, bem como um exame de bioimpedância para identificar seu percentual de massa magra. O especialista deverá solicitar também avaliações complementares, tais como hemograma e calorimetria.

Depois da primeira consulta: acompanhamento e tratamento

Após a primeira consulta com o nutrólogo, o paciente é orientado a fazer exames e retornar ao consultório quando saírem os resultados. Pequenas mudanças na rotina podem ser sugeridas e já colocadas em prática antes mesmo da consulta de retorno, embora isso nem sempre seja possível sem um diagnóstico clínico baseado nos exames realizados.

Na avaliação de retorno, o nutrólogo verificará se surgiu algum novo sintoma e fará a avaliação dos exames. Com base nesses dados, o médico poderá indicar a adoção de uma dieta específica, prescrever medicamentos, indicar suplementos vitamínicos e sugerir a prática de exercícios físicos. Dependendo da necessidade do indivíduo, ele também pode ser orientado a procurar outro profissional de saúde para complementar o tratamento — como um nutricionista ou endocrinologista.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que acontece na primeira consulta com o nutrólogo, entre em contato e converse com os especialistas do Younit Health.

Fontes:

Portal PebMed;

Associação Brasileira de Nutrologia.

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE