Fale conosco pelo WhatsApp

A criolipólise funciona?

A criolipolise funciona
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 08/11/2021

A técnica para remover gordura pode causar desconforto, mas trazer ótimos resultados 

Muitas pessoas se perguntam se a criolipólise funciona, de fato. Esse tratamento, assim como o CoolSculpting®, vem sendo cada vez mais procurado por pacientes com interesse em eliminar gordura. Baseada na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas, destruindo-as quando estimuladas por equipamento, a técnica ainda traz algumas dúvidas.

Antes de saber se a criolipólise funciona, é preciso entender mais detalhadamente sobre suas recomendações e contraindicações, por exemplo. Mas é importante salientar que o tratamento garante a eliminação de cerca de 44% da gordura localizada com apenas uma sessão de aplicação da técnica.

No entanto, vale lembrar que o equipamento utilizado para congelamento das células de gordura deve ter certificado e manutenção em dia. Realizar criolipólise em aparelhos de qualidade questionável pode levar a queimaduras de 2º e de 3º graus, deixando o paciente passível de tratamento médico.

Criolipólise funciona: entenda mais sobre o tratamento 

Agora que você já tem conhecimento de que a criolipólise funciona, é hora de entender melhor sobre a técnica. Esse tratamento é simples e pode ser realizado em diversas regiões do corpo, como coxas, abdômen, tórax, braços e quadril.

Durante a técnica, o profissional aplica um gel protetor na pele para, em seguida, posicionar o aparelho na região a ser tratada. De tal forma, o equipamento irá sugar e esfriar a área até cerca de -7º a -10º durante 60 minutos, sem necrosar o tecido. Este é o tempo necessário para que as células de gordura sejam congeladas.

Uma vez concluído o congelamento, as células de gordura se rompem e são eliminadas de forma natural pelo sistema linfático. Após a realização da criolipólise, a indicação é fazer uma sessão de massagem na região afetada pelo tratamento, de modo a uniformizar a área.

Uma sessão de drenagem linfática ou de pressoterapia (um tipo de drenagem linfática realizada com aparelhos), como forma de facilitar a eliminação da gordura e acelerar os resultados, também é recomendada.

Como a criolipólise funciona bem sozinha, não é preciso realizá-la em conjunto com nenhum outro tipo de procedimento estético. Não existem evidências científicas que comprovem a eficácia dessa dobradinha. Assim, a criolipólise basta, com as posteriores drenagens linfáticas regulares, como forma de se obter o resultado sonhado.

Contraindicações

Como já dito, a criolipólise funciona, mas é contraindicada para alguns grupos, tais como:

  • Pessoas acima do peso;
  • Pacientes com obesidade;
  • Portadores de hérnia na região a ser tratada;
  • Pessoas com problemas com relação ao frio (como urticária ou crioglobulinemia);
  • Gestantes;
  • Pessoas com alterações na sensibilidade da pele em razão de diabetes.

É válido lembrar que a criolipólise, bem como qualquer outro tratamento estético, apresenta alguns riscos. Estes estão principalmente associados a aparelhos desregulados ou utilizados de forma inapropriada.

As consequências, conforme já mencionado, podem ser queimaduras graves que necessitem de acompanhamento médico. Essas complicações são raras, mas podem acontecer. A boa notícia é que são de fácil resolução.

Além do mais, muitas pessoas interessadas em saber se a criolipólise funciona também temem que a técnica seja dolorosa. A verdade é que o tratamento pode causar uma dor no momento em que o aparelho suga a pele.

A sensação é similar à de um beliscão forte, mas que logo é acentuada em razão do efeito anestésico provocado pelas baixas temperaturas. Depois que ocorre a aplicação, a pele fica, normalmente, avermelhada e inchada. Por isso, a massagem é indicada para aliviar a dor e melhorar a aparência. A região trabalhada pode ficar dolorida nas primeiras horas, mas sem maiores  consequências.

Os resultados da criolipólise

A criolipólise funciona, mas seus resultados só podem começar a ser conferidos 15 dias depois do tratamento. Eles são progressivos e vão surgindo em cerca de oito semanas. Esse é o tempo que o corpo precisa para eliminar totalmente a gordura que foi congelada.

Após esse período, o paciente precisará regressar à clínica para identificar se é necessário realizar ou não uma nova sessão de tratamento. Para entender mais sobre essa técnica e se ela se aplica às suas necessidades, entre em contato com o nosso espaço agora mesmo!

Fontes:

Younit Health

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE