Fale conosco pelo WhatsApp

7 superfrutas que ajudam na performance

Frutas picadas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 29/09/2020

Você conhece as super frutas?
Um estudo identificou e quantificou os grupos de frutas e seus fitoquímicos. Nessa revisão, foi discutida as composições fitoquímicas, eficácia antioxidante e potenciais benefícios a saúde e à perfomance no exercício.
Chegaram a um grupo de super frutas que, com grande número de fitoquímicos, juntamente com suas atividades antioxidantes correspondentes, têm sido cada vez mais utilizadas, tanto no pré treino, quanto no pós e na recuperação muscular de atletas.
Elas são consideradas uma fonte valiosa de alimentos funcionais.

Conheça as superfrutas

1. Banana

Por muito tempo, a banana foi uma fruta “demonizada” por ter um alto índice calórico – talvez você até conheça a estrofe de uma antiga música que diz que “banana engorda e faz crescer”. Mas, apesar disso, a fruta é extremamente saudável, e não deve ser cortada da alimentação a não ser por indicação de médico ou nutricionista.
Isso porque a banana possui carboidratos facilmente digeríveis, potássio para potencializar a função muscular e evitar câimbras e probióticos para elevar a absorção de nutrientes. Além disso, é uma fruta barata, fácil de levar para um treino ou prova e simples de ser utilizada em vários tipos de preparação. Se você não gostar muito da fruta, pode acrescentá-la na aveia, granola, vitamina ou comer com pasta manteiga de amendoim.

2. Melancia

A melancia é uma fonte importante de vitaminas e minerais, além de ser um excelente diurético. Além do mais, contém potássio, que, como comentamos, auxilia na contração e potencializa a função muscular. Isso em falar que é levinha, ou seja, ideal para quem não pode sobrecarregar na alimentação ou não está acostumado a comer muito antes de correr.

3. Coco

Outra das frutas para corredores que é muito importante é o coco. A fruta em si é rica em TCM (triglicerídeos de cadeia média), fonte de gorduras boas e possui antioxidantes. E, além disso, o coco também tem a água de coco, que é rica em potássio, e também ótima forma de hidratação.
Para quem faz ingestão controlada de carboidratos, a água de coco possui menos em comparação com outras bebidas esportivas (4,5% da água de coco contra 6% a 8% das outras bebidas), e pode substituir isotônicos após exercícios.

4. Melão

Ele é fonte de vitamina A e antioxidantes e faz bem para a pele, já que a vitamina A auxilia na proteção aos efeitos prejudiciais do sol – mas não substitui o filtro solar, ok? Além disso, a fruta é hidratante e tem potássio, ajudando na recuperação muscular. Também é pobre em calorias e possui adenosina, nutriente anticoagulante que auxilia na prevenção de infartos e tromboses.

5. Abacate

O abacate possui gorduras boas e auxilia na reposição das energias após o treino, além de auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), e no aumento da produção de GH (hormônio do crescimento) quando consumido antes de dormir. Outra particularidade da fruta é que ela é rica em proteínas, o que ajuda a recuperar a musculatura no anabolismo muscular pós-treino.

6. Abacaxi

Mais uma das frutas para corredores que é super benéfica. O abacaxi é rico em bromelina, enzima que auxilia na digestão das proteínas. Se for ingerido antes dos treinos, ajuda o corredor a ter uma melhor performance, além de ter ação anti-inflamatória e ajudar a evitar dores.

7. Kiwi

O kiwi é uma fruta muitas vezes esquecida, mas nem por isso menos importante. Ela é rica em magnésio – um dos maiores índices se comparado a outras frutas –, auxilia no controle da pressão arterial depois do treino e não possui muitas calorias. Se você não gosta muito do sabor da fruta, experimente ingeri-la junto com outras frutas em sucos, saladas de frutas, vitaminas e outras preparações, ou mesmo na salada salgada.
Você consome alguma delas?

Agende sua consulta e deixe a nossa equipe cuidar de você.

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE