Fale conosco pelo WhatsApp

7 Erros comuns de quem deseja emagrecer

Mulher com fita métrica na cintura
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Publicado em 08/12/2020

A maioria das pessoas sabe que, se quiser perder peso, deve reduzir a ingestão calórica e exercitar-se com frequência regular. Simples assim. No entanto, existem muitos outros detalhes importantes para se ter em mente se quiser perder alguns quilos

Então, conheça os erros mais comuns no processo de perda de peso:

1. Se deixar levar pelos benefícios anunciados na embalagem

As embalagens com expressões como “light”, “menos gordura saturada”, “alto teor de fibras” e outras são enganadoras. Antes de comprar, verifique a tabela de informações nutricionais na parte de trás. E, nessa tabela, fique atento a termos que terminam em “ose”: frutose, glicose, dextrose, maltose e sacarose. Elas se referem a diversos tipos de açúcar.

2. pular refeições

Um dos erros mais comuns na busca da perrda de peso é pular o café da manhã ou jantar. Pode parecer lógico: se você reduzir sua ingestão de calorias dessa maneira, perderá quilos mais rapidamente. No entanto, pular refeições não apenas desacelera o seu metabolismo, mas também aumenta a probabilidade de que sinta mais vontade e, por conseguinte, mais ansiedade para comer e acabe exagerando durante o dia.

3. Consumir bebidas que não parecem ter calorias

Shakes e smoothies podem parecer saudáveis. Mas na maioria dos casos só parecem. Refrigerantes, sucos de frutas, cerveja e vinho estão cheios de carboidratos e calorias que ainda deixam você com fome porque o centro de controle do apetite em seu cérebro não reage da mesma forma às calorias líquidas como acontece com as presentes nos alimentos sólidos.

4. Optar por alimentos processados e com pouca ou nenhuma gordura

Alimentos com reduzido teor de gordura ou sem gordura são geralmente apontados como opções para uma alimentação saudável, e muitas pessoas acreditam nisso. O que elas não sabem é que eles geralmente estão cheios de açúcar e outros aditivos para melhorar o sabor. Por exemplo, um iogurte sem gordura pode conter tanto açúcar quanto uma barra de chocolate. Certamente, esse laticínio já não parece tão saudável, não é verdade?

5. Reduzir drasticamente as porções

A redução do tamanho das porções é uma das dicas mais comuns para pessoas que estão tentando perder peso. Quando feita corretamente, realmente funciona. No entanto, você nunca deve comer porções tão pequenas que façam você sentir fome constantemente. Em primeiro lugar, obviamente, isso não é saudável. E em segundo lugar, quando a sua ingestão de calorias é muito baixa, seu metabolismo desacelera, tentando manter a energia limitada que tem, o que faz com que seja mais difícil perder peso. Outro erro relacionado às restrições é eliminar completamente seus alimentos “pouco saudáveis” favoritos. Isso geralmente leva a desejos e, para satisfazê-los, ou você come demais ou, se você se restringir por um longo tempo, acaba caindo no grave erro de comer aqueles deleites “proibidos” favoritos, que o levarão a abandonar completamente a dieta, que geralmente é tão difícil começar.

6. Não dormir o suficiente

À primeira vista, parece que dormir e perder peso não têm relação, mas isso está longe de ser verdade. A falta de sono faz com que a leptina (“o hormônio da plenitude”) seja diminuída para níveis mínimos, enquanto a grelina (o “hormônio regulador do apetite”) aumenta. Como resultado, você estará sempre com fome, vai comer demais e, consequentemente, aumentará seu peso.

7. Criar metas pouco realistas

Nestes tempos em que as dietas milagrosas estão ao alcance de um clique e que muitos blogueiros exibem corpos esculturais no Youtube e no Instagram é natural que haja uma ansiedade em perder peso rápido. Mas não se deixe levar por esses estímulos. Emagrecer com saúde exige esforço e disciplina. Por isso, coloque metas realistas. Dietas rápidas e milagrosas só irão leva-lo ao temido efeito-sanfona. Pessoas conscientes de que a a perda de peso deve ser um processo longo, mas planejado, deixam os quilos para trás e nunca mais engordam.

Agende sua consulta e deixe a nossa equipe cuidar de você.

Autor: Mariana Toledo (CRM: 133863)

VOCÊ MERECE
SE CUIDAR!

Entre em contato e
agende uma consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE