O tratamento com o dispositivo de CMSlim promove o estímulo muscular por meio de um campo magnético que causa contrações contínuas e intensas
O CMSlim é um equipamento que atua como estimulador muscular eletromagnético, ajudando no fortalecimento e na reeducação dos músculos. O dispositivo possui uma tecnologia chamada High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer (HI-EMT), que passa por todas as camadas de pele e gordura, estimulando diretamente a camada muscular por meio de contrações contínuas e intensas.
O processo de estimulação muscular proporcionado pelo CMSlim é muito semelhante ao comportamento dessas estruturas ao realizar exercícios, mas com um resultado superior uma vez que há menor tempo de resposta e nenhum esforço envolvido. Apenas 30 minutos de aplicação equivalem a mais de 20 mil contrações musculares na região tratada, proporcionando um físico tonificado de maneira saudável.
O que é o CMSlim?
O CMSlim é um equipamento que utiliza uma moderna tecnologia denominada High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer (HI-EMT), que utiliza um campo eletromagnético focado para fortalecer e reeducar os músculos por meio da estimulação do tecido. O campo aplicado no paciente passa pelo corpo de maneira segura e não invasiva, interagindo diretamente com os neurônios motores.
O resultado dessa ação é o desencadeamento de diversas contrações musculares supramáximas, que são independentes da função cerebral. Isso significa que a faixa de frequência mantida pelo CMSlim não permite que a musculatura do paciente relaxe entre os estímulos, e o músculo é forçado a permanecer em estado de contração por diversos segundos consecutivos.
Como consequência, o tecido muscular que está sendo trabalhado fica estressado e é forçado a se adaptar, apresentando assim uma excelente resposta no fortalecimento. De acordo com estudos que foram realizados especificamente sobre o funcionamento da tecnologia, após 1 a 2 meses de tratamento com o CMSlim, os pacientes apresentaram um aumento médio de 15% na espessura do músculo abdominal, além de uma redução de 19% da gordura subcutânea.
Saiba mais sobre eletroterapia e estímulos eletromagnéticos
A relação entre os movimentos musculares e as propriedades elétricas foram estudadas e documentadas entre os séculos XIX e XX, época em que foi descoberto que a estimulação elétrica era capaz de causar alterações nos músculos a longo prazo. Por volta da década de 1960, cientistas soviéticos utilizaram este tipo de estímulo no treinamento de atletas de elite, registrando um ganho de até 40% na força muscular.
A partir desses estudos, a eletroterapia passou a ser usada principalmente na área da fisioterapia, ajudando na reeducação muscular, reabilitação, aumento da circulação sanguínea local e prevenção da atrofia por desuso. Os estímulos elétricos também se mostraram bastante eficazes no controle da dor crônica, estimulação pós-cirúrgica para prevenção de trombose venosa e para promover amplitude de movimentos.
No CMSlim, a estimulação elétrica neuromuscular visa aumentar a força do paciente, contribuir para a definição do contorno corporal e melhorar o tônus muscular do organismo. A tecnologia HI-EMT pode ser aplicada tanto na medicina estética, aprimorando processos de perda de peso, como nas áreas de urologia e ginecologia.
Efeito do tratamento sobre o músculo
Responsáveis pelos movimentos voluntários, pelo posicionamento do esqueleto, pela movimentação interna e por gerar força e movimento, os músculos são formados por tecidos que são frequentemente estressados e reparados conforme o organismo realiza exercícios físicos. Quando esse processo ocorre de maneira constante, os músculos acabam fortalecidos e se tornam mais firmes.
Com o tratamento promovido pelo CMSlim, os músculos dos pacientes sentem os mesmos efeitos promovidos pela prática de exercícios físicos. São eles:
- Hipertrofia muscular: aumento do volume das fibras por meio do estresse mecânico imposto ao sistema muscular;
- Hiperplasia muscular: multiplicação das fibras a partir da sobrecarga crônica do sistema musculoesquelético.
Em outras palavras, o estímulo promovido pelo tratamento ajuda diretamente no fortalecimento muscular e no desenvolvimento de massa magra. Além disso, os pacientes que se submetem ao CMSlim registram uma considerável redução na camada de gordura subcutânea.
Como o aparelho funciona?
O dispositivo de CMSlim conta com dois aplicadores ergonômicos que se adaptam a diferentes regiões do corpo. Essas estruturas são posicionadas sobre o grupo muscular que será tratado, sendo que os mais comuns são: abdominais, glúteos e posterior de coxa. Quando acionado o aparelho, os aplicadores geram um intenso estímulo eletromagnético que promove as contrações musculares involuntárias.
Essas contrações desencadeiam um processo de liberação de ácidos graxos livres que favorecem o aumento do tônus e força muscular, além de reduzir os depósitos de gordura existentes. O processo ocorre de maneira muito semelhante à reação registrada pelo organismo após a realização de exercícios físicos.
Opções de treinos programados
Os programas de treinamento do CMSlim consistem em protocolos que foram projetados com o intuito de promover estimulação para um programa de treinamento físico real. Existem diferentes séries pré-programadas para atender às diferentes necessidades apresentadas por homens e mulheres que buscam pelo procedimento, favorecendo a queima de gordura ou a construção de massa muscular.
Principais dúvidas a respeito do CMSlim
Por ser um tratamento moderno e inovador, que envolve a utilização de tecnologia específica, é natural que a aplicação do CMSlim traga muitas dúvidas, especialmente no que diz respeito aos efeitos colaterais e alcance de resultados.
Antes de mais nada, é preciso destacar que o tratamento não é dolorido e não demanda utilização de anestesia ou medicamentos para controle da dor: o máximo que o paciente poderá sentir é a contração muscular.
Embora seja um tratamento bastante seguro, entretanto, ele é contraindicado para pacientes oncológicos, gestantes, lactantes e pessoas que apresentam:
- Insuficiência pulmonar;
- Doenças cardíacas e alterações na coagulação;
- Implantes metálicos nas áreas tratadas;
- Dano cerebral ou histórico de cirurgia no cérebro;
- Epilepsia;
- Alteração cutânea ou de sensibilidade na área de tratamento.
Cada sessão de CMSlim tem duração aproximada de 30 minutos, sendo indicado que o paciente realize 8 sessões (2 a 3 por semana). O paciente pode seguir normalmente sua rotina diária após o procedimento, e geralmente é possível notar uma melhora significativa a partir da sexta aplicação. É recomendado fazer manutenções mensais após o fim do tratamento.
Para saber mais a respeito do CMSlim, entender como esta tecnologia funciona e descobrir como o tratamento pode trazer benefícios para seu corpo, entre em contato e agende uma consulta no Younit Health.
Fontes: